top of page
Buscar
  • Marcelo Nunes

Ortodontia em Adultos


O adulto só busca o tratamento ortodôntico quando se convence de que pode ser beneficiado pelo uso dos aparelhos ortodônticos. A demanda de pacientes adultos nos consultórios de Ortodontia é cada vez maior. Diversos motivos são enumerados para justificar este fenômeno no mundo todo, dentre eles, estão a modernização dos aparelhos ortodônticos, a conscientização por parte da sociedade das vantagens estéticas e funcionais deste tratamento e um aumento da exigência estética entre os adultos que, atualmente, tem uma vida social, afetiva e profissional ativas até a terceira idade. Para o paciente adulto é importante determinar com clareza a sua queixa principal, que geralmente é estética, mas pode estar relacionada a alterações funcionais como problemas periodontais, articulares ou associado a perdas dentárias. O planejamento do tratamento deve ser elaborado com o objetivo de solucionar o problema percebido pelo paciente, buscando o máximo de satisfação, com o mínimo de perda periodontal ao final do tratamento. Existem diversas opções de aparelhos, fixos ou móveis, que auxiliam a movimentar os dentes, reter os músculos e modificar o crescimento dos maxilares. Eles funcionam aplicando uma suave pressão nos dentes conforme eles se movimentam no osso dos maxilares.

Apesar da maioria dos tratamentos serem personalizados, geralmente as pessoas utilizam os aparelhos ortodônticos de um a três anos, mas depende muito de suas necessidades individuais, da posição dos dentes ,da oclusão e do tipo de aparelho á ser usado.

Aparelhos Convencionais

A opção mais comum de tratamento, o aparelho ortodôntico convencional fixo, consiste em bráquetes, elásticos e fios. Os bráquetes são colados à face externa dos dentes e são utilizados como âncoras para os fios, que são colocados nos espaços específicos dos bráquetes e são fixados por pequenos elásticos. Ao apertar os fios é exercida uma tensão sobre os dentes, o que os move gradualmente até a posição correta. Ortodontistas ajustam os aparelhos a cada 4-6 semanas, dependendo de cada caso, para que os resultados desejados sejam obtidos, o que pode acontecer no período de um a três anos.

Uma vez que os aparelhos fixos são removidos, um aparelho de contenção é colocado tanto no maxilar superior quanto no inferior (ou onde o aparelho ortodôntico tenha sido colocado originalmente) por um ano, no mínimo, para que os dentes não se movimentem e sejam mantidos em sua nova posição.

Embora um pequeno desconforto seja esperado ao longo do tratamento ortodôntico, os aparelhos atuais são mais confortáveis que nunca. Técnicas e materiais ortodônticos recentes foram desenvolvidos para corrigir os dentes em um período de tempo menor.

Os aparelhos fixos convencionais podem ser apresentados na forma metálica ou estéticos (feitos de materiais cerâmicos, porcelana ou safira)

Aparelhos Ortodônticos Auto-ligados

Neste tipo de aparelho os braquetes utilizam um mecanismo de deslizamento. Esse recurso elimina a necessidade de elásticos, que causam fricção e podem acelerar o tratamento. Com os aparelhos auto-ligáveis, os dentes podem se mover mais livremente; portanto, o tempo de tratamento é diminuído. São também esteticamente mais agradáveis, já que os seus braquetes são menores que os de metal convencionais. A desvantagem é que costumam apresentar um custo um pouco mais elevados quando comparados aos aparelhos ortodônticos convencionais. Porém o tempo de tratamento é reduzido de forma significativa e acaba compensando o custo.

Dentre os tipos de aparelho fixo, este é o mais indicado para os pacientes adultos, já que oferecem um maior conforto e menos tempo de tratamento.

Clique aqui e saiba tudo sobre os aparelhos auto-ligados.

Invisalign

O Invisalign é um conjunto de alinhadores personalizados de acrílico transparente, que são desenvolvidos para movimentar seus dentes e alinha-los. Cerca de duas vezes ao mês, o paciente recebe um novo conjunto de alinhadores, repetindo essa ação até que seus dentes estejam na posição correta.

O Invisalign pretende oferecer os mesmos benefícios dos aparelhos ortodônticos tradicionais.

Entretanto, os alinhadores são mais discretos, oferecendo uma vantagem estética. Os alinhadores são removidos para comer, escovar os dentes e passar o fio dental, podendo levar mais tempo para alcançar bons resultados do que os aparelhos convencionais.

Este tipo de aparelho é ideal para pacientes adultos que não querem aparecer de aparelho ou aqueles que não não se adaptaram com o aparelho ortodôntico fixo.

Clique aqui e conheça as vantagens do invisalign

Aparelho Ortodôntico Lingual

Os aparelhos ortodônticos lingual, também chamados de aparelhos invisíveis por serem aplicados na face interna dos dentes e são uma ótima opção para pessoas preocupadas com sua aparência. De modo similar aos aparelhos convencionais, os dentes são alinhados aplicando-se uma pressão suave e contínua para ajudá-los a se encaixarem lentamente na posição correta. Os aparelhos ortodônticos lingual envolvem mais customização e podem ser mais caros que os aparelhos ortodônticos convencionais.

Ficou com alguma dúvida?

Envie um email para nunesortodontista@gmail.com e será um prazer te esclarecer.

Dr. Marcelo Nunes

cirurgião dentista

Especialista em ortodontia e ortopedia facial

Florianópolis

(48) 32239656 - 996230959


62 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page