top of page
Buscar
  • Marcelo Nunes

O aparelho Auto-Ligado

Atualizado: 10 de jan. de 2023


Os Aparelhos autoligados, com o conceito de baixas forças e mínimo atrito, deram velocidade ao tempo de tratamento ortodôntico, reduzindo em até 40% do tempo. Trata-se do mais eficiente sistema de movimentação dentária, pois produz forças leves e contínuas, com menor atrito, pois não utiliza as “borrachinhas” que prendem os fios ao braquetes. Algumas consultas poderão ter intervalos de até 120 dias, ideal para empresários e pessoas que viajam muito e não tem tempo para ir ao dentista com relativa frequência.​

Estes aparelhos ortodônticos são fixos compostos por braquetes que possuem uma presilha flexível metálica, como uma tampa, que prende e amarra o fio ortodôntico metálico na canaleta do braquete. Com essa estrutura, não há necessidade do uso das ligaduras elásticas, que são as famosas "borrachinhas coloridas", durante o tratamento.

O aparelho ortodôntico autoligado é indicado para vários casos de mal oclusão dentária, mas apresentam uma vantagem em casos que não necessitam de atrito entre as canaletas dos braquetes e o fio, em que serão realizadas grandes movimentações por meio de deslizamento e em casos com necessidade de expansão transversal das arcadas.

Vantagens do aparelho auto-ligado

Nos aparelhos ortodônticos autoligados, não há a necessidade do uso das ligaduras elásticas, que são as borrachinhas coloridas, pois os próprios braquetes possuem uma estrutura que serve para prender os arcos ortodônticos. Esse sistema permite um menor atrito do fio metálico com a canaleta do braquete, o que permite a aplicação de uma força mais suave e menos incômoda ao paciente.

Além disso, a ausência das ligaduras diminui o consideravelmente o acúmulo de bactérias no aparelho, evitando assim cáries, cálculo dentário, mau hálito e outros problemas bucais.

Os resultados podem ser mais rápidos e o tratamento menos doloroso do que com o uso dos aparelhos convencionais.

O "clip"dos bráquetes conseguem preservar a força aplicadas sobre eles por um tempo maior quando comparado às lgaduras elásticas o que permite um intervalo maior entre uma consulta e outra.

Com a existência de um menor atrito entre as estruturas do aparelho e a possibilidade de se aplicar a força adequada para a movimentação dentária a ser obtida, os danos aos tecidos que circundam os dentes (ossos, gengivas e ligamentos periodontais) serão menores, causando movimentações mais rápidas e eficientes e ao mesmo tempo menos efeitos colaterais que possam causar dor.

Tipos de aparelhos auto-ligados

Existem dois tipos distintos de sistemas de aparelhos ortodônticos autoligados, que são o passivo e o interativo.

Os passivos são aqueles em que o sistema de fechamento do clip na canaleta do braquete não faz pressão sobre o fio ortodôntico, tendo um melhor desempenho no deslizamento dentário e pior no controle de rotação e inclinação dos dentes.

Os interativos se comportam como ativos e passivos, e as presilhas flexíveis que fecham a canaleta podem pressionar ou não o arco, dependendo do seu calibre.

Ambos têm suas vantagens e desvantagens, e o profissional ortodontista vai escolher o tipo de aparelho de acordo com o tratamento mais indicado para cada paciente.

Com relação a estética dos aparelho, eles podem ser metálicos ou cerâmicos (estético).

Aparelho Auto-ligado Metálico

Aparelho Auto-ligado Cerâmico

Apresentam as mesmas propriedades dos braquetes auto-ligados metálicos, porém são feitos de material cerâmico policristalino, igualando - o com a coloração do dente e tornando o tratamento mais discreto


389 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page