Buscar
  • nunesortodontia

Problemas da perda de dente.


Entenda no vídeo abaixo, o que poderá acontecer com toda sua arcada dentária se um único elemento dentário for perdido.

A perda de um dente pode resultar em uma série de problemas na nossa boca que com o passar do tempo vão se agravando em maior proporção. Durante a mastigação é produzido um impacto dos alimentos contra a gengiva do espaço "desdentado" que pode machuca-la e gerar doenças. Isso dificulta a mastigação, pois iremos mastigar apenas do outro lado onde todos os dentes estão presentes e assim provocar um maior desgaste destes.

A ausência de contatos dentários na região "desdentada"provocam uma movimentação indevida dos dentes adjacentes para o espaço vazio que buscam contato entre os dentes, inclinando-se e levando ao fechamento do espaço. Essa mobilização generalizada pode desencandear outors problemas . Os contatos interdentais se tornam irregulares e se abrem facilitando assim uma retenção de alimentos entre os dentes e o surgimento de cáries. Além disso, dificulta a hogiene e cria espaço onde o tártaro poderá se alojar facilitando o surgimento de uma periodontite. Isso se torna mais rave no dente antagonista, que ao extruir excessivamente diminui a quantidade de raiz dentro do osso podendo apresentar mobilidade.

A alteração na posição dos dentes faz com que estes se toquem de forma indevida durante a mastigação concentrando cargas excessivas sobre eles e causando desgastes pré-maturos. A sobrecarga acarreta em problemas periodontais nos dentes afetados, trazendo mobilidades, perdas ósseas, dor e em casos mais severos levam a perda dentária.

Para corrigir uma situação como essa é preciso repôr o dente que falta e reestabelecer a relação de mordida no seu ponto original, obrigando em muitos casos a realizar tratamento de canal dos dentes que mais se movimentaram.

Para tal correção é necessário primeiramente um tratamento ortodôntico para reposicionar os dentes movimentados e abrir o espaço suficiente para que possibilite a reposição dentária com implantes dentários.

Entenda nesse segundo vídeo como a ortodontia pode ajudar na recuperação do espaço perdido devido a movimentação dos dentes adjacentes.


28 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo