Buscar
  • Marcelo Nunes

Cuidados com o Aparelho ortodôntico


Quem usa aparelho ortodôntico sabe que é preciso ter alguns cuidados especiais com os dentes e com o próprio aparelho, principalmente se ele for fixo. Maus hábitos alimentares e pessoais podem ocasionar danos e prolongar o tratamento. E ninguém quer isso, não é mesmo? Então, fique atento a essas dicas, elas podem evitar problemas e fazer com que seu tratamento ocorra ainda melhor.

ALIMENTAÇÃO

unnamed.jpg

Alimentos duros: Deve-se evitar comer frutos secos, como nozes e avelãs. Milho, pipoca, rapadura, pé de moleque e pirulitos também estão incluídos nesta categoria. Além de poder descolar braquete, danificar ou quebrar outras partes do aparelho ortodôntico, estes alimentos podem ficar retidos e provocar uma dificuldade acrescida na higienização

Alimentos grudentos e pegajosos: entende-se por alimentos pegajosos tudo que pode ficar colado no aparelho: chiclete, caramelos, balas, etc .

Alimentos fibrosos: alguns alimentos possuem muitas fibras, como é o caso de frutas como a manga e abacaxi. Outros como carne muito fibrosas e bacalhau também devem ser ingeridos com cuidado, ficam retidos no aparelho e podem acabar provocando cáries e inflamações na gengiva

Cenoura e frutas duras: Esses alimentos não são proíbidos, pelo contrário, são essenciais para a saúde. Mas devem ser cortados com uma faca em pedaços pequenos, NUNCA com os dentes: a probabilidade de soltar o fio ortodôntico e descolar peças do aparelho são muito grandes.

HIGIENIZAÇÃO

Escova Dental

unnamed (1).jpg

Colgate Orthodontic,pois possui cerdas com o sitema V-trim. Ela foi desenvolvida para a remoção eficaz da placa bacteriana e dos resíduos que ficam entre os dentes e ao redor do aparelho ortodôntico. Complemente a escovação com o uso da escova Interdental e um antisséptico bucal (Listerine ou Colgate Plax)

Fio Dental

unnamed (2).jpg

Quanto ao fio dental, a recomendação vai para os fios ou fita da Colgate ou Oral B com o uso do “passa fio” ou então o fio dental “SuperFloss”da Oral B que não necessita o uso do passa fio.

Escova Interdental

unnamed (3).jpg

Para uma melhor limpeza entre os dentes e nos cantos dos braquetes onde a escova não alcança. Opte pela numeração 4 ou 5.

#ortodontia #cuidadoscomoaparelhoortodôntico #alimentaçãocomoaparelhoortodôntico #comoescovarosdentescomaparelho

50 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo